O brasileiro, em geral, gosta de cuidar do carro e da estética automotiva. E para garantir que o veículo esteja sempre com aparência de novo existem diversos tratamentos. Quando falamos da carroceria, temos dois queridinhos dos motoristas: polimento e cristalização. Ambos ajudam a manter a pintura com cara de nova e garantem que você vai impressionar interessados, caso esteja vendendo seu carro. Mas você sabe a diferença entre polimento e cristalização e quando cada um deve ser usado? Então continue lendo este artigo que a Garage R1 preparou.
Para entender a diferença entre polimento e cristalização, precisamos entender o que é cada um.
O polimento trata de uma técnica antiga e muito conhecida entre os motoristas, por causa da sua eficiência. Em casos de riscos pouco profundos, carros repintados, manchas de sol ou de dejetos de pássaros, o polimento é o ideal.
Como o polimento é realizado com uma massa abrasiva e politrizes em alto número de rotações, é recomendado que seja feito, no máximo, três vezes em toda a vida útil do veículo. Além disso, precisa ser realizado por profissionais capacitados e treinados. Caso o serviço seja efetuado de forma inadequada, estragará a pintura. Em carros com tonalidades escuras, como preto, azul marinho e chumbo, os defeitos do trabalho mal feito são mais perceptíveis.
A cristalização tem popularizado por proteger a pintura e deixá-la com aparência de nova por mais tempo. Para tal, é aplicada uma camada de resina sobre a lataria. Como não há reação química com o verniz, não existe risco de danificar a tinta. Além de deixar o carro mais bonito, com a pintura brilhando, a cristalização também evita que pequenas agressões atinjam a tinta.
O resultado da cristalização pode durar até 6 meses, então você pode realizar 2x ao ano ou sempre que julgar necessário.
Tanto o polimento quanto a cristalização são tratamentos para a lataria do veículo. O polimento é ideal para reparar danos na pintura. No entanto, como trata de um serviço abrasivo, ou seja, que lixa o verniz, deve ser usado com moderação. O ideal é cuidar da pintura para não ser necessário realizar o polimento.
E para cuidar da pintura temos a cristalização, que pode ser realizada até em carros novos. Como não traz nenhum dano para a tinta, é possível fazer várias vezes. Seu objetivo é embelezar e proteger o verniz.
Com isso, vemos que a cristalização protege e embeleza a lataria, enquanto o polimento corrige danos na pintura. Caso queira evitar esses dados no futuro, recomendamos a cristalização frequente.
E para realizar tanto a cristalização quanto o polimento, é importante contar com uma empresa que entenda e que tenha profissionais qualificados e treinados. A Garage R1 realiza treinamentos periódicos na equipe para garantir o melhor resultado para os clientes. Além do polimento e da cristalização, também trabalhamos com vitrificação, limpeza automotiva e muito mais. Entre em contato e conheça!
Não sabe o que são as siglas dos pneus dos carros? Leia o artigo e…
Como garantir uma alta vida útil do câmbio automático do carro? Confira as dicas da…
Seu carro não tem mais o brilho de antes? Conheça o polimento de carro da…
Já conhece a cristalização de para-brisa para automotivos? Nesse artigo, a Garage R1 explica os…
Você sabe o que é numeração do chassi do carro? E como consultá-lo? No artigo,…
Quer uma viagem tranquila com seu pet? Confira dicas de cuidados com o carro, e…